Síndrome do Túnel do Carpo: o que é, sintomas e tratamentos
O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia que ocorre pela compressão dolorosa (pinçamento) do nervo mediano que passa por um canal estreito chamado Túnel do Carpo, localizada entre a mão e o antebraço.
É o nervo mediano que confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.
Quais as causas e os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo?
Dentre as principais causas da Síndrome do Túnel do Carpo, estão a LER (lesão por esforço repetitivo) gerada por movimentos repetitivos como o uso do teclado e trabalhos manuais. Também pode ocorrer por causa traumática (queda e fratura) , inflamatória (artrite reumatoide), hormonal, diabetes ou medicamentosa.
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e dor nos dedos dificultando a execução de tarefas simples, como segurar uma xícara ou amarrar o sapato. A dor pode ir para o braço e até o ombro.
Cirurgia para a Síndrome do Túnel do Carpo (caso clínico):
Mulher, 45 anos, fisioterapeuta e usa as mãos para trabalhar. Apresentava parestesia (formigamento) das mãos, pior à noite e ao trabalhar. Tentou tratamento fisioterápico sem sucesso.
Decidimos operar os dois lados no mesmo momento, poupando a paciente de realizar duas preparações pré-operatórias, duas internações, mais tempo de recuperação, mais sessões de fisioterapia e maior afastamento das atividades profissionais.
Terapia por Ondas de Choque para a Síndrome do Túnel do Carpo
Em casos de pacientes com Síndrome do Túnel do Carpo, de acordo com a avaliação médica, pode ser possível realizar o tratamento com a Terapia de Ondas de Choque. Os principais benefícios obtidos são: redução da dor, diminuição do processo inflamatório e regeneração neurológica.
Depoimento do nosso paciente, que é oftalmologista e recorreu à Terapia por Ondas de Choque (TOC) para tratar a Síndrome do Túnel do Carpo.