Síndrome do impacto femuro-acetabular

Esse é um problema muito comum entre as lesões no quadril. O impacto femoroacetabular acontece quando existe algum tipo de crescimento ósseo que leve a um excesso de contato entre o fêmur e o acetábulo. Ainda não se conhecem todas suas origens, mas estima-se que um dos grandes culpados seja uma mecânica errada de movimento.

Geralmente existe uma projeção óssea no colo do fêmur ou na borda do acetábulo. É por causa dela que as duas estruturas passam a sofrer impacto durante os movimentos diários.

Se o seu paciente for um praticante de esportes provavelmente terá o dano aumentado e perceberá a patologia mais rápido. Durante as atividades físicas o corpo é exposto a impacto bastante maior que está acostumado. Assim, o quadril precisa de uma boa mecânica de movimento para conseguir distribuir e dissipar as forças geradas.

Existem três tipos de lesões no quadril causadas por impacto femoroacetabular:

CAM: acontece com o crescimento ósseo no colo ou cabeça do fêmur. Causa impacto principalmente durante os movimentos de flexão, adução e rotação interna de quadril.

Pincer: é o crescimento anormal na borda do acetábulo.

Misto: é uma mistura em variados graus dos dois tipos de lesões.

As lesões no quadril do tipo CAM são mais comuns em homens e lesões do tipo pincer acontecem mais em mulheres. Apesar disso, a lesão que realmente é mais comum na população geral são as de tipo misto.

Antes de começar o tratamento precisamos fazer uma boa análise do quadro. Dependendo da idade da lesão o paciente pode ter sofrido danos estruturais profundos no quadril. Infelizmente, só é possível perceber isso através de uma boa avaliação física e exames de imagem. Após confirmar que o tratamento conservador é a melhor opção, podemos começar com a fisioterapia e outras modalidades.

Tratamento de Impacto Femoroacetabular

No início do tratamento precisaremos reduzir a amplitude dos movimentos de quadril. O aluno precisa evitar movimentos que aumentem o impacto das estruturas ósseas, pelo menos até que esteja com a articulação mais estável. Isso significa evitar agachamentos mais profundos e muita rotação interna de quadril.

O objetivo dos exercícios é conseguir recuperar a flexibilidade e mobilidade do quadril. Para isso, precisaremos avaliar e trabalhar com as musculaturas que estão tensionadas e encurtadas.

Em casos resistentes ao tratamento conservador, está indicada o tratamento cirúrgico, aberto ou artroscópico, com o objetivo de eliminar a causa do impacto.