Síndrome do piriforme

A síndrome do piriforme é uma lesão que ocorre quando existe espasmo, hipertrofia  ou contração excessiva do músculo chamado piriforme. Como resultado, o piriforme comprime parte do nervo ciático, causando dor e dormência ao longo do seu trajeto.

As causas variam. É possível que a síndrome aconteça por variações anatômicas que fazem o ciático atravessar o piriforme ao invés de passar por baixo dele. A síndrome é bastante comum em atletas, especialmente corredores e ciclistas.

O piriforme é um músculos importante para os movimentos do quadril e está envolvido em: Rotação/Abdução/Extensão.

Ele atua em sincronia com músculos mais potentes para realizar esses movimentos, como o glúteo médio e máximo. O piriforme também verticaliza o sacro e distribuir forças na articulação sacroilíaca. Quando está sob o efeito de forças ascendentes e descendentes no movimento, o piriforme afasta as asas ilíacas e protege a pelve. Podemos perceber então que além de realizar movimentos, o piriforme tem uma importante função de estabilização da pelve junto ao glúteo máximo.

Na síndrome do piriforme encontraremos glúteos tensos e fora de seu funcionamento fisiológico. Além de causar alterações no funcionamento do piriforme, a disfunção glútea também leva a disfunções dos ilíacos.

Tratamento da Síndrome do Piriforme

Para compensar pela contração, tensão ou encurtamento do piriforme o corpo realiza uma série de adaptações. Começaremos o tratamento identificando essas alterações, que ficam mais visíveis na posição dos ilíacos. Após identificar como o corpo compensou, precisamos corrigir as cadeias musculares afetadas.

Precisaremos relaxar a tensão excessiva do glúteo e também o assoalho pélvico, que fica em tensão por causa da pressão aumentada. Também devemos corrigir a postura do paciente, prestando atenção extrema à posição do quadril no movimento.

Por fim, também devemos manter os músculos abdutores e adutores alongados e fortalecidos.

Em casos refratários a tratamento conservador, indicamos a cirurgia descompressiva.