Notícias

Artroplastia do quadril

A artroplastia do quadril é considerada um dos maiores avanços no tratamento das doenças ortopédicas e uma das cirurgias mais feitas no mundo. Devido a sua rápida recuperação e retorno à maioria das atividades da vida diária, é tida como um dos poucos procedimentos médicos que beneficiam o paciente como um todo e considerada a cirurgia com melhores resultados na ortopedia.

Basicamente os implantes podem ser divididos em dois grupos: cimentados e não cimentados. Essa divisão representa as diferentes formas de fixação do implante ao osso, a principal diferença é a presença ou ausência do cimento ósseo (polimetilmetacrilato - PMMA).

A escolha adequada do implante, seja ele cimentado ou não, bem como dos diferentes pares tribológicos, deve levar em consideração o conhecimento teórico sobre as características do design, do material e dos resultados de longo prazo, além das características do paciente e da experiência do cirurgião.

As complicações associadas com a ATQ podem variar em grupos específicos de pacientes, sofrem influência da faixa etária, do gênero, da qualidade óssea e da presença de comorbidades. Temporalmente podem ser intraoperatórias, agudas (entre 30 e 90 dias da cirurgia) ou tardias. As principais complicações são: luxação da prótese, trombose venosa profunda, lesões nervosas e vasculares, infecção e fraturas.

O número de ATQs aumentou muito nos últimos anos, seja em jovens ou idosos. Os pacientes idosos apresentam um risco aumentado de complicações clínicas graves. Estudos recentes atribuem uma mortalidade nos pacientes submetidos a ATQ de 6,9%. Esse número sofre interferência significativa das doenças preexistentes e da reserva funcional.