Artrose do quadril

O que é Artrose do Quadril?

O quadril é a articulação que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores.
No quadril normal, a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor.
Existe uma serie de condições que causam doenças na articulação do quadril. Em quase todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente (quadro conhecido como “desgaste do quadril”).
Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato dos ossos produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril. Por vezes pode-se até‚ ouvir um estalido no lugar. A medida que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem tornar-se mais limitados, e surgem dificuldades para andar e exercer algumas atividades do dia a dia.

Artrose

A mais comum das doenças que causam dor no quadril é a Artrose, que é o resultado do desgaste da cartilagem articular do quadril. A Artrose pode ser causada por traumatismos antigos, por alterações congênitas da forma do quadril, por algumas doenças da infância e da adolescência que tenham afetado o quadril, ou pelo desgaste puro da cartilagem, sem razão aparente.
Outra doença que afeta o quadril com freqüência‚ é a Artrite Reumatóide. Esta produz alterações em diversas juntas no organismo, e ‚ muito mais um problema generalizado que uma doença localizada.

Tratamento da artrose do quadril

Artroplastia Total de Quadril

O que é?

É uma cirurgia que substitui a cartilagem e os ossos afetados por uma articulação artificial (prótese), composta por uma superfície metálica acoplada ao osso do quadril e por uma estrutura de metal inserida na parte superior do osso da coxa (cabeça do fêmur).

Quando se submeter a uma cirurgia?

O principal objetivo dessa cirurgia é diminuir a dor da articulação e a incapacidade de realizar movimentos que, normalmente, decorrem da Artrose ou Artrite, mas também podem ser causados por quedas que levem a Fraturas de Quadril.
Quando a dor é muito severa, o indivíduo evita usar a articulação, causando assim, a atrofia dos músculos que a movimentam.
Essa cirurgia é indicada, apenas, depois de todos os outros tratamentos conhecidos foram realizados, sem obtenção do alívio da dor.