Perícia Médica: Joelho Lesionado
Gostaríamos de apresentar um caso fictício de perícia médica para compreensão de como esta atividade é realizada e os pontos abordados.
O Autor foi incorporado ao serviço militar em fevereiro de 2015, gozando de boa saúde e realizando todas as atividades inerentes ao serviço, tanto profissionais como físicas, sendo bem avaliado e inclusive sendo promovido.
Em 09 de setembro de 2015 sofreu o primeiro acidente, afetando o joelho esquerdo, quando foi necessário atendimento médico especializado, encaminhado a fisioterapia e abonado das atividades militares. No dia 18 de janeiro de 2017 sofreu o segundo acidente, afetando o mesmo joelho esquerdo, também sendo necessário atendimento médico e novamente abonado das atividades militares.
O Autor realizou tratamento fisioterápico e medicamentoso, sem resolução da patologia e com piora do quadro clínico. Apresenta indicação cirúrgica do joelho esquerdo indicada por dois ortopedistas.
Apresenta diversos laudos de ressonância magnética do joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior e condromalácia patelar do joelho lesionado.
Em janeiro de 2017, o Autor foi desligado do serviço militar.
Quais as questões:
1- Poderia ter sido desligado após ter se lesionado no trabalho e ainda não recuperado?
2- Deveria ter realizado o tratamento no Hospital Militar ao invés de pagar o tratamento particular?
3- Tem direito a ser incorporado novamente no serviço militar?
4- Tem direito a uma aposentadoria por invalidez, proporcional ao tempo de trabalho, caso não tenha mais condições físicas de retornar a vida militar?
5- Apresenta condições de trabalho na vida civil?
Essas e outras questões serão abordadas num caso como esse, quando será necessário um perito do juízo e assistentes técnicos das partes (autor e réu), que irão avaliar clinicamente e documentalmente o caso apresentado, respondendo à quesitos e chegando à conclusão que possa auxiliar a decisão do Juiz responsável pelo caso.
O Dr. José Eduardo Amarante atua tanto como perito médico quanto como assistente médico. Para mais informações, entre em contato: (21) 99668-6357 ou [email protected]